Este capítulo inicia com algumas informações gerais sobre a inicialização da Debian GNU/Linux, então se move para seções individuais de métodos de instalação particulares e sua conclusão são alguns avisos sobre problemas que podem ser encontrados durante este processo (e como resolve-los).
Note que em alguns computadores, o pressionamento de
Control-Alt-Delete não reseta propriamente a máquina, assim é
recomendado um uma reinicialização mais "forte". Se estiver
instalando através de sistemas operacionais existentes (e.g., de uma máquina
DOS) você não tem escolha. Caso contrário, por favor faça uma reinicialização
forte quando reinicializar.
Parâmetros de inicialização são parâmetros que são geralmente usados para ter certeza que os periféricos funcionarão corretamente. Para a maior parte, o kernel pode auto-detectar as informações sobre seus periféricos. No entanto existem casos que você deverá ajudar um pouco o kernel.
Se estiver inicializando através do disquete de inicialização ou através de um
CD-ROM será mostrado a você um aviso de comando, boot:. Os
detalhes sobre como usar os parâmetros de inicialização com o disquete de
inicialização podem ser encontrados no Inicializando com o disquete de
inicialização, Secção 5.5. Se estiver inicializando através de um sistema
operacional existente, você terá que usar outros métodos para ajustar os
parâmetros de inicialização. Por exemplo, se estiver instalando através de uma
partição DOS, você pode editar o arquivo install.bat
com qualquer
editor de texto. Informações completas sobre os parâmetros de inicialização
podem ser encontrados na url Linux BootPrompt
HOWTO
; esta seção contém somente uma visão sobre os parâmetros de
inicialização mais utilizados.
Se esta é a primeira vez que você está inicializando o sistema, tente os parâmetros de inicialização padrão (i.e., não tente passar argumentos) e veja se ele funciona corretamente. Provavelmente funcionará. Se isto não ocorrer, você pode reiniciar depois e procurar por qualquer parâmetro especial que passará a configuração do hardware ao sistema.
Quando o kernel inicializa, a mensagem Memory: avail k/ total k available deverá ser mostrada pelo processo. total é o total de RAM disponível no sistema, em kilobytes, que está disponível. Se ele não confere com a memória RAM que se tem instalada, você precisará usar o parâmetro mem=ram, onde ram é o total de memória do sistema seguido de "k" para kilobytes, ou "m" para megabytes. Por exemplo, both mem=65536k ou mem=64m indicam uma memória RAM de 64MB.
Muitos sistema tem disquete com "DCLs invertidos". Se você receber erros de leitura do disquete, sempre quando o disquete está bom, tente o parâmetro floppy=thinkpad.
Em muitos sistemas, como o IBM PS/1 ou ValuePoint (que possuem unidades de disco ST-506), a unidade IDE não será reconhecida corretamente. Outra vez, tente primeiro a inicialização sem nenhum parâmetro e veja se a unidade IDE é reconhecida corretamente. Se não, verifique a geometria do disco (cilindros, cabeças e setores) e use o parâmetro hd=cilindros, cabeças, setores.
Caso seu monitor seja capaz somente de mostrar preto-e-branco, use o parâmetro de inicialização mono. Caso contrário, sua instalação utilizará colorido, que é o padrão.
Se você está inicializando com um console serial, geralmente o kernel ira detecta-lo automáticamente. Se você tem uma placa de vídeo (framebuffer) e também um teclado ligado no computador que deseja inicializar via console serial, você deverá passar o argumento console=dispositivo para o kernel, onde dispositivo. é seu dispositivo serial, que é usualmente algum parecido com "ttyS0".
Detalhes completos sobre parâmetros de inicialização podem ser encontrados em
Linux
BootPrompt HOWTO
, incluindo dicas para hardwares antigos. Algumas
dicas comuns estão incluídas abaixo em Troubleshooting the Boot
Process, Secção 5.6.
O sistema de instalação reconhece alguns argumentos que podem ser úteis:
Durante a sequencia de inicialização, você pode ver diversas mensagens na forma
"can't find something", "someghing not
present", "can't inicialize something", ou
"even this driver release depends on something". Muitas
destas mensagens de erro podem ser ignoradas. Elas aparecem porque o kernel do
sistema de instalação é criado para funcionar em computadores com diferentes
tipos de periféricos. Obviamente, nenhum computador possui todos os tipos
possíveis de periféricos, então o sistema operacional mostra diversas mensagens
de erro quando não encontra os periféricos que você não possui. O sistema será
pausado por um instante. Isto acontece quando ele está aguardando por uma
resposta de algum dispositivo, e aquele dispositivo não esta presente em seu
sistema. Se acontecer pausas muito longas durante a inicialização do sistema,
você pode criar um kernel personalizado depois (veja Compilando um novo Kernel,
Secção 9.5).
Em alguns casos, você pode inicializar através de um sistema operacional
existente. Você também pode inicializar através de outros métodos e depois
instalar o sistema básico através do disco rígido.
É possível a instalação da Debian através de uma partição DOS instalada na mesma máquina. Você tem duas alternativas: Utilizando a instalação sem disquetes, ou iniciar pelo disquete de inicialização mas instalar o sistema básico pelo seu disco local.
Para tentar a inicialização com menos disquetes, siga estes passos:
images-1.44\compact\rescue.bin
):
install.bat
.
Você pode instalar a Debian através de uma partição ext2fs ou através de uma partição Minix. Esta técnica de instalação é apropriada se você esta trocando completamente seu sistema Linux atual pela Debian, por exemplo.
Note que a partição de onde você esta instalando não deverá ser a mesma que
você esta instalando a Debian (e.g., /, /usr, /lib
, e todas
outras).
Para instalar através de uma partição Linux existentes, siga estas instruções:
Se tiver uma unidade de CD que é inicializável e se sua arquitetura e sistema suportar a inicialização através da unidade de CD-ROM, você nãpo precisará de qualquer disquete. É simples colocar um CD dentro da unidade e inicializar o sistema. Configure se hardware como indicado em Seleção de dispositivo de BOOT, Secção 3.6.2. Então coloque o CD-ROM na unidade e reinicie o computador. O sistema deverá inicializar e você deverá ver o aviso boot:. Neste ponto você pode digitar os parâmetros de inicialização e pressionar Enter.
Note que o conjunto de CD-ROMs oficiais da Debian para Intel x86 inicializarão diferentes tipos, dependendo do CD que colocar na unidade de CD-ROM. Veja Escolhendo o tipo de instalação correta, Secção 4.2 para uma discussão sobre os diferentes tipos. Abaixo uma referência de cada CD-ROM:
Assim, se desejar usar um destes tipos acima, coloque o CD correspondente na unidade.
Caso seu hardware não suportar CD-ROMs inicializáveis, você deve inicializar no
DOS e executar o arquivo boot.bat
que está localizado no diretório
\boot
do seu CD. Então, vá até Booting Into Your New Debian System, Capítulo
8.
Até mesmo se não puder inicializar através do CD-ROM, você pode instalar o sistema básico da Debian através do CD-ROM. Simplesmente inicialize usando uma das outras tecnicas de instalação; quando for a hora de instalar o sistema básico e qualquer pacote adicional, apenas aponte seu sistema de instalação para sua unidade de CD-ROM como descrito em ``Instalar o Sistema B&225;sico'', Secção 7.5.
Agora você deve estar realmente pronto para inicializar seu sistema.
Ainda não escrito
É mais especificamente para "instalação tftp para sistemas com pouca..." porque você não conseguiu carregar mais o ramdisk mas inicializou através do recém criado nfs-root fs. Voce então precisa trocar o link simbólico da imagem do tftpboot para um link simbólico para a imagem do kernel (eg. linux-a.out).
Minha experiência em inicializações através da rede foi baseado exclusivamente
no RARP/TFTP que requerem todos os daemons sendo executados no mesmo servidor
(a estação de trabalho sparc esta enviando uma requisição tftp de volta para o
servidor que respondeu a uma requisição rarp anterior). No entanto o Linux
também suporta o protocolo BOOTP mas eu não sei como configura-lo :-(( Ele
tembém tem que ser documentado neste manual?
Inicialização através do disquete de inicialização é fácil: coloque o disquete de inicialização na unidade de disquetes primária e reinicie o sistema pressionando reset, ou desligando e religando o computador. Como mencionado acima, uma reinicialização rígida é recomendada. O disquete será acessado, e você verá uma tela que introduz o disquete de inicialização e finaliza com o aviso de comando boot:.
Se você esta utilizando um meio alternativo de inicializar seu sistema, siga as instruções e aguarde pelo aparecimento do aviso de boot:. Se você inicializa através de disquetes menores que 1.44MB, ou, de fato, se você inicializa através de disquetes em sua arquitetura, você terá que usar o método de inicialização através de um disco RAM e precisará do disquete raíz.
Você pode fazer duas coisas no aviso de boot:. Você pode pressionar as teclas F1 a F10 para ver as poucas páginas de ajuda, ou você pode iniciar o sistema.
Informações sobre parâmetro de boot podem ser encontradas pressionando F4 e F5. Se você incluir qualquer parâmetros na linha de comando de boot, tenha certeza de digitar o método de boot (o padrão é linux) e um espaço antes do primeiro parâmetro (e.g., linux floppy=thinkpad). Se você simplesmente pressionar <Enter>, será o mesmo que digitar linux sem nenhum parâmetro.
O disquete é chamado de disquete de inicialização porque você pode usa-lo para inicializar seu sistema e fazer reparos em problemas que impeçam a inicialização pelo disco rígido. Assim, você deve guardar este disquete após instalar seu sistema. Pressione F3 para mais detalhes de como utilizar o disquete de inicialização.
Uma vez que pressionar Enter, você verá a mensagem Loading... (carregando...), e então Uncompressing Linux (descompactando Linux), e então uma tela cheia ou uma tela sobre os hardwares encontrados em seu sistema. Mais informações sobre este passo do processo de boot pode ser encontrado abaixo.
Se você escolher um método não padrão de boot, e.g., "ramdisk" ou
"floppy", você será perguntado para inserir o disquete root. Insira
o disquete root na unidade de disquetes e pressione <Enter>. Se você
escolher floppy1 insira o disquete root na segunda unidade de disquetes.
Se você tem problemas e o kernel trava durante o processo de inicialização, não reconhece periféricos instalados ou unidades não são reconhecidas corretamente, a primeira coisa para checar é os parâmetros de inicialização, como discutido em Parâmetros de Inicialização, Secção 5.1.
Normalmente, estes problemas podem ser resolvidos removendo-se periféricos e add-ons, e então tentando inicializar novamente. Modems internos, plscas de com e dispositivos Plug-and-Play podem ser especialmente problemáticos.
Se tiver um computador muito antigo, e o kernel trava após mostrar a mensagem Checking 'hlt' instruction..., então tente o argumento de inicialização no-hlt, que desativa este teste.
Se você ainda tem problemas, por favor envie um relatório sobre esta falha.
Envie um e-mail (em inglês) para submit@bugs.debian.org
. Você
deve incluir o seguinte nas primeiras linhas de seu e-mail:
Package: boot-floppies Version: versão
Preencha versão com a versão dos disquetes de inicialização que você teve problemas. Se não conhecer a versão, use a data destes arquivos, e inclua o nome da distribuição que foi copiado (e.g., "stable", "frozen")
Você deve incluir ainda as seguintes informações no seu relatório:
tipo: tipo de imagem que está usando architecture: i386 model: vendedor do hardware e modelo memory: quantidade de memória RAM scsi: adaptador SCSI, se possuir cd-rom: modelo do CD-ROM e tipo da interface, e.g., ATAPI network card: placa de interface de rede, se possuir pcmcia: detalhes sobre qualquer dispositivo PCMCIA
Dependendo da natureza da falha, também seria útil descrever se você esta instalando o sistema em um disco IDE ou SCSI, outros periféricos como audio, capacidade do disco, e modelo da placa de vídeo.
No registro de falha, descreva qual é o problema, incluindo a última mensagem
que o kernel mostrou antes de travar. Descreva os passos feitos por você até o
sistema encontrar este problema.
dbootstrap
dbootstrap
é o nome do programa que é executado após o sistema de
instalação ser iniciado. Ele é responsável pelas configurações e a instalação
do "sistema básico".
O principal objetivo do dbootstrap
e o principal motivo da
configuração inicial do sistema, é a configuração de certos elementos de seu
sistema. Por exemplo, pode ser necessário usar certos "módulos do
kernel" que são controladores ligados ao kernel. Estes módules incluem
hardwares de armazenamento, drivers de rede, suportes especiais a línguas, e
suporte a outros periféricos que não estão embutidos no kernel que está usando.
O particionamento de Disco, formatação e configuração de rede também são feitos
pelo dbootstrap
. Esta configuração fundamental é feito primeiro,
pois pode ser necessária para o funcionamento e execução de outras etapas de
instalação da Debian.
dbootstrap
é uma simples aplicação baseada em caracteres (muitos
sistemas não possuem capacidades gráficas). Ele é muito fácil de usar;
geralmente, ele sempre lhe guiará durante cada passo do processo de instalação
de forma linear. Você pode voltar ou repetir um passo se você encontrar algum
erro.
A navegação pelo dbootstrap
é feita com as setas do teclado,
Enter e Tab.
Se você é um usuário experiente do Unix ou Linux, pressione Alt
esquerdo-F2 para acessar o segundo console virtual. Que é a
tecla Alt que fica do lado esquerdo da barra de espaço, e a tecla de
função F2, ao mesmo tempo. Esta é uma janela separada executando um
shell clone chamado de ash
. Neste ponto você terá inicializado
pela unidade de disco RAM, e existem utilitários limitados de Unix disponíveis
para seu uso. Você pode ver quais programas estão disponíveis com o comando
ls /bin /sbin /usr/bin /usr/sbin. Use os menus para fazer
qualquer tarefa que estiver disponível -- o shell e comandos estão aqui somente
para usar caso der alguma coisa errada. Em particular, você sempre deverá
utilizar os menus (não o shell) para ativar sua partição swap, porque o
programa do menu não detecta que você concluiu isto através do shell.
Pressione Alt esquerdo e F1 para voltar para o menu. O Linux possui
mais de 64 consoles virtuais, embora o disquete de inicialização utilize
somente poucos deles.
Mensagens de erro são redirecionadas para o terceiro terminal virtual
(conhecido como tty3). Você pode acessar este terminal
pressionando Alt esquerdo e F3 (segure a tecla Alt
enquanto pressiona a tecla de função F3); volte para
dbootstrap
com Alt esquerdo e F1.
Estas mensagens também podem ser lidas de /var/log/messages
. Após
a instalação, este arquivo é copiado para /var/log/installer.log
.
A primeira tela que o dbootstrap
lhe mostrará é a ``Notas de
Lan&231;amento''. Esta tela mostra informações de versão do pacote
boot-floppies
que está usando e oferece uma breve introdução sobre
os Desenvolvedores da Debian.
Você verá uma caixa de diálogo que diz ``O programa de
instala&231;&227;o est&225; determinando o estado atual de seu
sistema e o pr&243;ximo passo de instala&231;&227;o que
dever&225; ser executado.''. Em muitos sistemas, esta mensagem é mostrada
muito rápido para ser lida. Você verá esta caixa de diálogo entre os passos do
menu principal. O programa de instalação, dbootstrap
, checará o
estado do seu sistema entre cada passo. Esta checagem permite a você reiniciar
a instalação sem perder o trabalho já concluído, caso tiver que interromper o
sistema na metade do processo de instalação. Se você tiver que reiniciar a
instalação, você deverá reconfigurar o teclado, reativar sua partição swap, e
remontar quaisquer discos que tenha inicializado. Qualquer coisa feita com o
sistema de instalação será salvo.
Durante todo o processo de instalação, sempre será mostrado o menu principal,
entitulado ``Menu Principal de Instala&231;&227;o - Sistema Debian
GNU/Linux'' As opções no topo do menu são alteradas para indicar seu progresso
durante a instalação do sistema. Phil Hughes escreveu no Linux Journal
que você pode
ensinar uma galinha a instalar a Debian! Ele quiz dizer que durante o processo
de instalação estava a maior parte bicando a tecla Enter. A
primeira escolha no menu de instalação será a próxima ação que você deverá
executar de acordo com o que o sistema detectou que está concluído. Ele diz
``Pr&243;ximo'', e será levado ao próximo passo do sistema de instalação.
Verifique se a barra luminosa está no item ``Pr&243;ximo'', e pressione
Enter para ir até o menu de configuração de teclado. Selecione o
teclado conforme o tipo que utiliza para sua linguagem nacional, se seu tipo de
teclado não for listado, selecione *something close*. Uma vez que o sistema de
instalação for concluído, você poderá selecionar um tipo de teclado através de
várias opções (execute kbdconfig
como root quando completar a
instalação).
Mova a barra luminosa para a seleção de teclado que desejar e pressione Enter. Use as setas de teclado para mover a barra luminosa -- elas estão sempre no mesmo lugar em todos os padrões de teclados nacionais, assim as setas são independentes da configuração de teclado.
Se você estiver instalando em uma estação de trabalho sem o disco rígido, os
próximos passos serão pulados, desde que não há discos locais para serem
particionados. Neste caso, seu próximo passo será ``Configurar a Rede'',
Secção 7.4. Após isto, você será perguntado para montar sua partição NFS
root em ``Montar uma
Parti&231;&227;o Linux j&225; Inicializada'', Secção 6.9.
Nós lhe dissemos para fazer a cópia de segurança de seus discos? Agora é sua
primeira chance de apagar todos os dados em seu disco, e sua última chance de
salvar seu antigo sistema. Se você não fez o backup de todos os seus discos,
remova o disquete da unidade, reinicie o computador, e faça os backups.